Cultura

Palácio Nacional de Mafra: Campanha pública de angariação de fundos para aquisição de quadro setecentista da Infanta Maria Bárbara de Bragança

A Associação dos Amigos do Convento de Mafra (Guardiães do Convento) deseja comprar um quadro da Infanta Maria Bárbara de Bragança, cujo nascimento poderá ter sido pretexto para a construção do Palácio. Para tal lanço​u​ uma campanha pública de angariação de fundos sob o lema “Vamos fazer regressar a Infanta Maria Bárbara ao seu Palácio de Mafra”.

O quadro surgiu recentemente no mercado leiloeiro nacional e tem o custo de 5.925€. Trata-se de uma obra representante de Maria Bárbara de Bragança, com o tamanho de 130×100 cm do mestre italiano Jacopo Amiconi, pintada a óleo sobre tela e datado da segunda metade do século XVII.

Segundo a tradição, a decisão de edificação do Palácio de Mafra, deve-se a Maria Bárbara de Bragança, uma vez que o seu pai, D.João V, terá prometido edificar o Convento caso fosse pai. A compra deste quadro, torna-se ainda mais importante, tendo em conta que o Palácio só possui uma pintura de menor qualidade da Infanta ainda jovem.

Caso o quadro seja adquirido, como a Associação deseja, será exposto na Sala D.João V (seu pai) em lugar de honra e numa parede bastante visível para que o público o possa admirar.

A soma das contribuições de cada doador, seja qual for o valor, é que possibilitará a aquisição do quadro, para juntá-lo ao património do nosso Palácio.  

Quem quiser ajudar nesta nobre angariação, poderá fazê-lo através da conta bancária da Associação dos Amigos do Convento de Mafra – Guardiães do Convento, IBAN PT50520052000001327800192 e em seguida enviar a prova do depósito para o email guardiães.palacio.mafra@gmail.com , com a devida identificação. Se desejar ficar anónimo ​a sua vontade​ será, obviamente, respeitada​, mas mesmo assim é pedido que a identificação seja enviada, para registo interno.

A Associação dos Amigos do Convento de Mafra passará um Recibo de Doação, que será remetido para os respectivos emails, e que poderá ser utilizado no seu IRS ou IRC.

A lista dos doadores ​é​ publicada no site da Associação ​www.amigosconventomafra.pt ​e essa mesma lista impressa estará também presente na inauguração pública do quadro no Palácio Nacional de Mafra.

FONTES: Amigos do Convento de Mafra – Guardiães do Palácio