Música no ar no Concelho de Mafra

CELEBRAR O ASSOCIATIVISMO CULTURAL

No fim de semana de 5 e 6 de setembro, a Câmara Municipal prestigia o meritório trabalho dos Ranchos Folclóricos e Bandas Filarmónicas do Concelho de Mafra, desenvolvido tanto na preservação e divulgação das tradições locais, como na formação cultural dos cidadãos e, muito especialmente, das novas gerações. Para o efeito, organiza um programa que se divide em dois eventos: “Festival Municipal de Folclore de Mafra” e “Celebrar a Música”.

O primeiro destes eventos realiza-se na Charneca (União das Freguesias de Venda do Pinheiro e Santo Estêvão das Galés), enquadrado na Festa de São Sebastião – Aldeia da Roupa Branca.

A partir das 15h30 do dia 5 de setembro, sábado, decorrem as actuações de 11 grupos folclóricos do Concelho de Mafra. Integrando-se nas comemorações do Dia Nacional das Bandas Filarmónicas (as quais contemplam, também, um simpósio organizado pelo Museu Nacional da Música), o evento “Celebrar a Música” realiza-se no dia 6 de setembro, domingo, iniciando-se às 15h30 no Terreiro D. João V (junto ao Claustro Sul do Palácio), em Mafra, com a apresentação das Bandas Filarmónicas, seguindo-se um desfile em direcção ao Jardim do Cerco. Neste espaço verde actua a Orquestra de Jovens da Junta de Freguesia de Santo Isidoro e depois sobem ao palco cinco Bandas Filarmónicas do Concelho de Mafra.

SIMPÓSIO “BANDAS, MÚSICA E PATRIMÓNIO”

O Concelho de Mafra recebe as comemorações do Dia Nacional das Bandas Filarmónicas. Para o efeito, o Museu Nacional da Música organiza, no próximo dia 5 de setembro, no Auditório Municipal Beatriz Costa, o simpósio “Bandas, Música e Património. Tesouros Locais de Relevância Nacional”. A entrada é gratuita.

Organizado com apoios da Câmara Municipal de Mafra, da Confederação Musical Portuguesa (CMP) e da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD), assim como com a colaboração de investigadores doInstituto de Etnomusicologia – Música e Dança (INET-MD) e do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), o simpósio contará com várias comunicações, cujos objetivos passam por apresentar e debater questões relacionadas com o património musical à guarda das Bandas e a importância da sua salvaguarda.

Com o presente simpósio, o Museu Nacional da Música procura dar sequência ao trabalho iniciado após a instalação do Núcleo Documental de Partituras no Auditório Municipal Beatriz Costa, em instalações cedidas para o efeito pela Câmara Municipal de Mafra, na sequência de protocolo estabelecido com a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC).

O Núcleo Documental de Partituras encontra-se em funcionamento desde 1 de setembro de 2014 com o objectivo de contribuir para a preservação e disponibilização ao público de várias peças fundamentais do repertório das Bandas filarmónicas, nomeadamente no que à produção artística nacional diz respeito.

A participação neste simpósio é gratuita, sujeita à lotação da sala, pelo que os interessados poderão realizar a sua inscrição por correio electrónico para simposiobandas@gmail.com ou por telefone através do número 217710990.

Para além desta iniciativa, as comemorações do Dia Nacional das Bandas Filarmónicas incluem as actuações das Bandas Filarmónicas do Concelho de Mafra, integradas no evento “Celebrar a Música” que é promovido no dia 6 de setembro pela Câmara Municipal de Mafra.