Gastronomia

Ingrediente da semana…ABACATE: Aprenda a escolher o abacate ideal

Os tipos de abacate

Em Portugal, são produzidas as variedades de abacate Hass, Fuerte, Reed, Bacon e Pinkerton. E as variedades grandes, como o Fortuna e o Breda, são conhecidas como abacate tropical.

Avaliação da maturação e da qualidade

Firmeza: Comece por sentir a firmeza do fruto. Segure-o na palma da mão e esprema-o delicadamente, a toda a volta. Um abacate maduro é macio (e não mole!) e pode ser deformado com uma ligeira pressão. Caso tal não aconteça, é sinal de que está duro e ainda precisa de alguns dias para amadurecer.

Talo: Repare no talo. Se ele ainda estiver preso à fruta, puxe-o. Se ele oferecer resistência, o abacate ainda não está maduro. Porém, se ele se soltar facilmente e revelar uma base verde clara, significa que ele pode ser consumido, caso revele uma base amarelo-esverdeado, deve esperar um dia para o abacate amadurecer por completo ou se ainda apresentar uma base castanha ou verde-escura, é sinal que o abacate já passou do ponto.

Aspeto ideal: Escolha sempre abacates de casca íntegra, sem manchas escuras, pontos castanhos e que não estejam esmagados ou amassados. Os abacates com cascas brilhantes ainda não amadureceram. O abacate hass tem uma cor verde antes de amadurecer e, à medida que amadurece, ganha um tom verde escuro, quase negro. Já as variedades originárias da Flórida, têm sempre uma casca verde-clara com tons amarelados.

Acelerar ou atrasar o processo de amadurecimento do abacate

Amadurecimento natural: Conserve o abacate em casa, à temperatura ambiente, e entre três a quatro dias o abacate estará maduro.

Acelerar o amadurecimento: Para o abacate amadurecer mais rapidamente, embrulhe os abacates com uma banana em papel de pão. A banana libertará pequenas quantidades de etileno, gás que acelera o amadurecimento de outros frutos.

Atrasar o amadurecimento: Para interromper o processo de amadurecimento natural, armazene o abacate no frigorífico.

Determine o ponto ideal do abacate, consoante o seu uso e finalidade

  • Alimentação

Guacamole: Para confecionar esta especialidade mexicana, opte por abacates hass maduros. A sua textura amanteigada é a ideal para o efeito. A sua casca espessa permite que corte a polpa em cubinhos e, só depois, a separe da casca, misturando-a de seguida com os outros ingredientes. Como a casca é também resistente e flexível, pode usá-la de forma criativa como tigela para servir o seu guacamole.

Salada: Para colocar na salada ou para comer isoladamente como fruto, deve optar por um abacate um pouco menos maduro. Assim, as fatias ficarão mais intactas e com melhor apresentação.

Textura aguada: Mais rico em água e, por isso, ideais para sumos são as variantes de abacate choquette, hall e quintal.

Textura amanteigada: Se procura uma textura mais cremosa, opte por abacate hass, lamb hass, gwen, reed ou sharwil.

  • Beleza

Uso hidratante: Para fazer hidratantes e máscaras de beleza há que escolher variedades oleosas como o abacate hass, o pinkerton, o sharwil, o anaheim, o daily 11 e MacArthur.

Uso exfoliante: Experimente passar a casca espessa do abacate hass e gwen pelo rosto, fazendo movimentos circulares e enxaguando com água morna de seguida. Os resultados irão surpreendê-lo.

Leia o nosso artigo e fique a conhecer melhor este fruto:

Veja as receitas que sugerimos: