INAUGURAÇÃO

A UNIDADE DE SAÚDE MAFRA LESTE

VAI SER INAUGURADA FINALMENTE

 

No dia 9 de outubro, às 10h45, procede-se à inauguração da nova Unidade de Saúde de Mafra Leste, localizada na Rua José Poman, n.º 7, na Malveira, a qual serve os utentes da União das Freguesias de Malveira e São Miguel de Alcainça, da União das Freguesias de Venda do Pinheiro e Santo Estêvão das Galés e da Freguesia do Milharado. A cerimónia é presidida pelo Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

 

Neste mesmo dia inicia-se um novo circuito de transporte, em miniautocarro, para melhor servir os utentes.

 

Esta infraestrutura possui uma oferta abrangente e diversificada, integrando duas Unidades de Saúde Familiar (USF), com capacidade para 15 mil utentes cada, constituídas por gabinetes de consulta médica, de planeamento familiar, de enfermagem, de saúde infantil e de vacinação, assim como salas de tratamento. Acrescem, ainda, áreas polivalentes, destinadas à prestação de cuidados continuados, psicologia, podologia e serviço social, bem como uma área de fisioterapia, terapia ocupacional e sala de movimento. A infraestrutura contempla, ainda, zonas de estacionamento, no total de 130 lugares.

 

A obra foi financiada, em 50%, pelo FEDER, na sequência da candidatura apresentada pelo Município de Mafra no âmbito do Portugal 2020. Nos termos do contrato-programa celebrado entre a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT), e o Município de Mafra, o remanescente foi suportado, em 70%, pela ARS-LVT, tendo o Município assumido os restantes 30% dos custos com a obra, para além da cedência gratuita do terreno, da execução do projeto, da elaboração do processo de concurso, da execução da respetiva empreitada e dos arruamentos, estacionamentos e arranjos exteriores.