IADE Profundas alterações

Nova unidade orgânica: IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação

IADE integra Universidade Europeia

 

 IADE é a instituição de referência de Design, Fotografia, Marketing e Publicidade

 Distingue-se pelo forte contributo na promoção de indústria criativas

 Atrai cada vez mais estudantes estrangeiros

 Site do IADE com novo domínio: www.iade.europeia.pt

 

Lisboa, 25 de novembro de 2016 – O IADE, a mais antiga escola de Design do país e uma das melhores escolas de criatividade da Europa – TOP 50 da Domus Magazine –, passa a fazer parte da Universidade Europeia. A prestigiada instituição torna-se assim a nova unidade orgânica da Universidade Europeia, mantendo o seu corpo docente e não docente, bem como as instalações atuais, na Avenida D. Carlos I, em Santos, no icónico edifício do “Totobola”.

Com a integração na Universidade Europeia, os Órgãos do IADE são extintos, estando assegurada a representação da comunidade académica do IADE nos órgãos estatutários da universidade. O Professor João F. Proença, Reitor da Universidade Europeia, é também o novo Reitor do IADE e o Professor Carlos Duarte, até agora Reitor do IADE, passa a desempenhar as funções de diretor da nova unidade orgânica da Universidade Europeia.

 

carlosCarlos Duarte, até agora Reitor do IADE

Posteriormente e após a publicação dos novos estatutos da universidade, o IADE funde-se com a ETAC (Escola de Tecnologia, Artes e Comunicação da Universidade Europeia), dando origem à nova faculdade da Universidade Europeia: IADE-Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação.

Para o Reitor João F. Proença, os objetivos são claros. “A integração do IADE na Universidade Europeia vai permitir potenciar sinergias e projetar, nacional e internacionalmente, uma instituição de prestígio, que apresenta com um modelo de ensino diferenciador, alicerçado na qualidade, internacionalização e criatividade”, afirmou.

Com a integração, a comunidade do IADE passa a beneficiar da inserção numa instituição maior, com mais estudantes, docentes e colaboradores e que ministra outras áreas do conhecimento distintas das áreas tradicionais do IADE. Esta proximidade vai fomentar a partilha de sinergias entre a comunidade académica, a criação de programas que interligam diferentes áreas do conhecimento, a mobilidade de docentes, pessoal não docente e estudantes, bem como o alargamento e diversificação da oferta formativa.

Por seu lado, a integração permite também à Universidade Europeia consolidar o seu projeto educativo, científico e cultural, afirmando a oferta numa área identificada como estratégica e na qual o IADE possui, inclusivamente, um doutoramento acreditado em Design.

O IADE foi fundado, em Lisboa, em 1969, tendo sido pioneiro do ensino do Design em Portugal. Atualmente, a instituição é a que mais estudantes forma nesta área, apresentando uma taxa de empregabilidade de 91 por cento. O IADE confere graus académicos para todos os ciclos de estudo do ensino superior, bem como Pós-Graduações, em áreas de formação

relacionadas com Design, Artes e Comunicação, Marketing, Publicidade e Fotografia. A notoriedade do IADE faz com que seja a primeira escolha de muitos estudantes internacionais, registando este ano letivo uma procura significativa de alunos estrangeiros no Doutoramento em Design.

De referir que o IADE, tal como a Universidade Europeia e o IPAM, fazem parte da Laureate International Universities, o maior grupo de ensino superior do mundo que, com mais de um milhão de estudantes, é detentor de mais de 70 instituições em 25 países.