Festival do Marisco de Ribamar

Durante 10 dias – entre 23 de Outubro e 1 de Novembro – Festival do Marisco de Ribamar, na localidade da freguesia de Santo Isidoro, um evento que inclui mostras gastronómicas, showcookings com chefes conceituados, degustações e pratos exclusivos em sete restaurantes. Este festival tem passado por diversas fases, sempre com sucesso, com grande dinâmica, mas com dificuldades no espaço e na sua evolução sistematizada. Pioneiro na utilização de cartões de pagamento, conseguiu juntar restaurantes concorrentes no mesmo espaço, mas a filosofia da organização não conseguiu evolutivo consenso e agora pela mão da nova e irrequieta presidente da Junta de Freguesia segue outra nova fórmula e traz novidades. 

No sábado de 24 de Outubro, o dia será marcado pelo decorrer de showcookings abertos à população com a presença do chefe António Alexandre e, vindo directamente da Austrália, do chefe Justin Jennings. Estes e outros chefes vão, nos sábados de 24 e 31 de Outubro, entre as 18 e as 20 horas, mostrar na Associação de Moradores de Ribamar como é possível criar pratos únicos com produtos de excelência.

Nos fins-de-semana de 23 a 25 de Outubro e de 30 a 1 de Novembro, o público poderá, ainda, degustar petiscos com marisco numa tasquinha instalada no pavilhão da Associação: da cebolada de lapas à frigideira de mexilhão, passando pelas gambas à Associação e por um peculiar pica-pau de polvo.

O marisco local, como os percebes, as lapas, os mexilhões ou os polvos, poderá ser provado não só nas actividades acima referidas, como também nas mesas dos restaurantes Viveiros do Atlântico, Estrela do Mar, Terra Mar, Ribamariscos, O Rochedo, A Marisqueira de Ribamar, e A Brasa na Gruta que apresentarão uma ementa dedicada ao marisco, com três ou quatro pratos feitos especialmente para o festival. Disponível em todos os dias do Festival.

A abertura oficial do evento acontece a 22 de Outubro, no Forte de São Lourenço, em que cada restaurante aderente apresenta um dos pratos que farão parte da ementa preparada para o festival.  O 10.º Festival do Marisco de Ribamar é promovido pela Junta de Freguesia de Santo Isidoro e pela Associação de Moradores de Ribamar, com o apoio da Câmara Municipal de Mafra.