106 ANOS

A Lucilia dos Anjos Francisco Ginja  é a aniversariante.

 

VIDAS QUE DAVAM FILMES

A vida da Lucilia é um autêntico “guião” para um grande filme. Nasceu dentro do quartel de Mafra  (Ala militar do Convento de Mafra). Antigamente existiam militares que residiam com a família no quartel, sobretudo a classe de sargentos.

Um dia um novo Comandante decidiu acabar com essa tradição e assim a nossa amiga Lucilia com 8 anos deixou Mafra com destino a Macau. Seu pai Salomão Francisco era Sargento e natural do Codeçal- Sobral da Abelheira. A mãe Maria dos Anjos era natural da Murgeira.

Em Macau, Salomão, ex-combatente da 1ª guerra, chegou a Comissário da Policia, e ao final de dez anos no Oriente faleceu, deixando a família na indecisão de regressar ou ficar.

A nossa anfitriã Maria de Lurdes Lizardo Francisco é sobrinha da Aniversariante e com um sorriso simpático, de olhos bonitos rasgados e orientais, não deixa dúvidas da sua origem, pois sendo filha do irmão mais novo da Lucilia é filha de uma macaense, de quem herdou feições. Sempre viveu com a sua tia de quem trata hoje com grande carinho, como se fosse filha. Seu pai faleceu com 39 anos também em Macau e a partir daí viveu sempre com Lucilia sua tia. É pois a autora das narrativas aventurosas da sua tia de longevidade e vida atribulada, que a pouco e pouco nos revela.

Hoje vivem em Mafra, a aniversariante com o marido Fernando Jesus da Silva que tem 90 anos feitos, sendo mais novo 15 anos que a sua mulher.

 

106 aniversario 006

Revela-nos Fernando que conheceu a sua mulher na CRGE , pois eram colegas de trabalho. Ela era enfermeira e bonita naturalmente.

Muitas aventuras, alegrias e tristezas em tantos anos de vida. Tantos presidentes e governos bons e maus que passaram e não deixaram rasto. Ela de olhar triste, ainda vai gostando de almoçar fora, passear, mas de falar só quando está para aí virada…ouvir, dura de ouvido, também só quando lhe convém!

Outros tempos, outras vontades.

Que viva outros 106 anos são os nossos votos.