Saúde

Covid 19: Primeiro dia de vacinação em Portugal

Ontem, domingo, começou a vacinação contra a Covid-19. O primeiro vacinado foi António Sarmento, de 65 anos, diretor do Serviço de Doenças Infeciosas, no Hospital de São João, no Porto.

Neste arranque esteve presente a ministra da saúde, Marta Temido, e também a enfermeira que administrou a vacina a António Sarmento, Ana Isabel Ribeiro.

Depois de ter sido o protagonista deste momento histórico para o país, António Sarmento deixou palavras de tranquilidade e de otimismo em relação à segurança da vacina contra a covid-19.

“É evidente que o risco não é zero, mas o risco não é zero para nenhuma medicação nova ou vacina nova que se venha a desenvolver, todas elas tiveram fase de estudo, ensaios de fase 1, 2 e 3 e, depois foram, comercializadas e expandidas a toda a humanidade”, disse o médico.

A enfermeira Ana Isabel Ribeiro foi quem administrou a primeira vacina em Portugal. A enfermeira descreve a vacinação como um momento de esperança e diz que esta transmite mais segurança aos profissionais para enfrentarem os tempos difíceis que ainda possam vir.

“É uma honra estar aqui. Foram meses muito duros, vimos doentes muito mal, doentes que não conseguimos salvar e outros que refizeram as suas vidas com restrições”, disse.

Até às 21h de domingo já tinham sido vacinados 4534 profissionais de saúde. Estes dados foram avançados no domingo à noite pelo secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, em entrevista à SIC Notícias.

O primeiro lote de vacinas será reforçado com a antecipação da entrega de mais 70.200 doses, que têm chegada prevista para esta segunda-feira, elevando o total disponível para administração até ao final do ano para 79.950 vacinas, segundo o Ministério da Saúde.

Fonte: Sic Noticias