Desporto

Baja Portalegre: Condicionantes da pandemia e condições meteorológicas adversas marcam 34º edição

A 34ª edição da Baja de Portalegre, ficará para sempre marcada pelas condicionantes da pandemia Covid19, e por contornos meteorológicos que tornaram o traçado muito difícil e de desfecho imprevisível.

O prólogo percorrido sem público foi o primeiro sinal dos tempos, e a intempérie que se abateu sobre a região de Portalegre no fim de semana deu o golpe final à parte desportiva da competição. Sectores impossíveis de cumprir e outros encurtados foi a solução encontrada pelo ACP, clube organizador, provavelmente a menos popular e a que trará mais polémica no futuro.

Para a Prolama a corrida decorreu dentro do previsto e os seus dois pilotos cumpriram a estratégia delineada para enfrentar esta difícil prova.

Com a Isuzu D-Max no seu melhor nível, Georgino Pedroso / Carlos Silva começaram por vencer o Prólogo e foram ultrapassando todas as dificuldades do terreno até à interrupação do sector selectivo do primeiro dia, mantendo assim a liderança da corrida. No último dia e com o encurtamento do sector selectivo final para apenas 80 quilómetros a dupla rodou com a toda a tranquilidade de forma a assegurar a vitória entre os concorrentes que pontuavam para o Campeonato Nacional T2.

“Foi realmente uma baja de Portalegre atípica. A ausência de público foi notória e depois a quantidade de água com que fomos brindados tornou os percursos impraticáveis. Mudamos um pouco a forma de pilotar e o prólogo correu-nos muito bem vencendo e assegurando pontos importantes para o campeonato. Durante a tarde rodamos sempre cautelosos até à interrupção e no último dia limitamo-nos a cumprir os quilómetros que a organização apresentou para fechar a classificação final, que nos deu a pontuação da vitória para o campeonato. Agora resta-nos aguardar para o fecho final das pontuações que a Federação está a analisar, para podermos festejar mais um Titulo Nacional T2 (…)” explicou Georgino Pedroso.

Francisco Barreto / Sérgio Cerveira, aos comandos da Nissan Navara V6 do Team Barata Hotels, fizeram uma corrida a pensar nos pontos para o campeonato e terminaram na 2ª posição da categoria T8.

“A prova foi realmente uma grande lotaria, mas este resultado que alcançamos estava dentro do intervalo que nos permitia ser Campeões Nacionais. Por isso festejamos o Título que conquistamos na pista, o resto são contas que nos ultrapassam. Estamos confiantes no nosso trabalho e no dever cumprido, que serve como agradecimento a todos os nossos Patrocinadores e Amigos, com o destaque natural para o Grupo Barata Hotel (…)” concluiu Francisco Barreto.

FONTES: Carlos Silva / Prolama