Opinião

“Activista, agir local, pensar global”

Muito se tem falado de uma jovem activista, Greta tem sido o rosto e voz de um movimento global que tem arrastado milhões de cidadãos, quer seja em protestos, ou numa mudança de mentalidades necessária e urgente. 


As críticas são muitas, a desconfiança e discurso do ódio contra a jovem e contra o movimento são o que era de esperar. Existe quem não queira perceber que as alterações climáticas são provadas tendo por base evidências científicas, não se trata de “acreditar”, o planeta está numa fase em que, ou se tomam de facto medidas, ou as consequências serão devastadoras. 
Não precisamos de gostar ou simpatizar com Greta, não temos de pensar da mesma forma, mas temos a obrigação de agir. 
Pequenos gestos diários podem fazer a diferença, mudanças em hábitos de consumo, optar por não adquirir produtos que comprovadamente são poluidores ou ainda contribuir para a separação de resíduos. 


Podemos participar, temos esse dever, a cidadania não se resume a ser chamado a votar. Participem nas decisões, compareçam nas reuniões públicas das autarquias, juntem-se a uma associação. 
É a soma de pequenos gestos que juntos fazem a grande diferença, todos somos activistas, todos temos essa responsabilidade. 


Pedro Fernandes Tomás