“VÍTOR ALVES. O HOMEM, O MILITAR, O POLÍTICO”

Apresentação do livro

A Câmara Municipal de Mafra e as Edições Parsifal convidam para a sessão de apresentação da obra “Vítor Alves. O Homem, o Militar, o Político”, de Carlos Ademar, que se realiza no dia 30 de setembro, pelas 18 horas, na Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra (entrada pelo torreão sul). A apresentação será feita pela Professora Doutora Maria Inácia Rezola e pelo Major-General José Inácio de Sousa.

A obra constitui a primeira biografia de um dos mais notáveis «Capitães de Abril» e importante figura da nossa História recente, reunindo documentação inédita, que é o resultado de um longo e apurado trabalho de investigação, quer em arquivos públicos e privados, quer junto da família, amigos e camaradas de armas deste antigo ministro, conselheiro de Estado e conselheiro da Revolução.

Este trabalho está alicerçado em três vertentes: a dimensão humana de Vítor Alves, amplamente exaltada e consensual na sociedade portuguesa; a acção militar; e o seu legado político, marcado pela introdução da componente política no Movimento das Forças Armadas (MFA).

Amplamente exploradas nesta obra estão as ligações de Vítor Alves a Mafra, onde nasceu a 30 de setembro de 1935, na «Casa dos Corações», a 200 metros do Convento, onde igualmente nasceram oito dos seus dez irmãos e onde viveu com a família os primeiros anos de vida, tendo regressado mais tarde, por largas temporadas, à Escola Prática de Infantaria.