Geral Opinião Saude

SNS, património de todos os portugueses.

A Saúde é uma prioridade, este Orçamento de Estado é a prova concreta de que para o Governo, mais do que palavras de circunstância são as acções e investimentos, quer em meios humanos, quer em meios materiais que fazem toda a diferença. 


Estamos a falar do pagamento de 550 milhões de dívida do SNS em 2019 e de mais 800 milhões de euros no OE para 2020. Destes, 190 milhões de euros para investimento na modernização e requalificação da rede de hospitais e centros de saúde. E mais de 600 milhões serão para melhorar o funcionamento do sistema. Este plano prevê, ainda, o recrutamento de 8426 profissionais até 2021, e 100 milhões destinados a premiar o mérito profissional.


O valor destinado ao Programa Orçamental da Saúde andará na ordem dos 11 mil milhões de euros, representando a maior fatia de entre todas as políticas setoriais do Estado. 


A aprovação da Lei de Bases da Saúde e a adoção desta nova abordagem orçamental, muito reforçada e clara em termos de objetivos, permite modernizar o SNS e encarar de outro modo o desafio demográfico e o das desigualdades. 


O SNS é um património de todos os portugueses, a aposta clara neste sector chave é uma aposta nas pessoas, na sua qualidade de vida e no futuro da Saúde em Portugal. 


Pedro Fernandes Tomás 

Acerca do autor

Pedro Tomás

Pedro Tomás

Notas Soltas

Adicionar comentário

Clique para comentar