Sem vencedores…

O PASSATEMPO
GANHA UM LIVRO JÁ
Terminou agora e
 
NÃO TEVE RESPOSTAS CERTAS….pela primeira vez…
 
A PERGUNTA:
A Distribuição dos merendeiros na Festa realizada hoje , e ainda a decorrer em Santo Isidoro é feita tradicionalmente a partir de uma badalada do sino da igreja.
Qual a badalada ?
A 1ª Badalada… A 2ª Badalada ou a 3ª Badalada, ou a 4ª Badalada?
 
Veja que a resposta era à 3ª Badalada leia a Lenda e fique a conhecer….
 
A LENDA DOS MERENDEIROS
 
Esta tradição festiva está ligada a uma lenda, na qual o cenário histórico remonta ao início do século XVIII, por conta de uma terrível seca. As sementes, mirradas ou ‘gelhas’, no dizer local eram impróprias para o período de semeadura.
 
Mesmo assim, os camponeses semearam os pequenos grãos de trigo, sob promessa ao seu padroeiro Santo Isidoro de que se essas sementes germinassem e dessem uma boa colheita, nos anos seguintes fariam uma festa no dia do Santo, a 4 de Abril, e ofereceriam a cada um merendeiro a cada pessoa que fosse a Santo Isidoro.
 
A colheita foi boa e o povo, agradecido, cumpriu a sua promessa que até hoje ainda se mantém a tradição.
 
No início, cada lavrador levava os merendeiros que cozia em sua casa, dentro de carros de bois enfeitados até à Localidade de Santo Isidoro.
 
Quando chegavam a Santo Isidoro, davam três voltas à Igreja antes de se iniciar a missa, e no fim distribuíam os merendeiros após o sino tocar a terceira badalada.
 
A afluência do povo da freguesia e das freguesias vizinhas tornou-se muito grande, e como os lavradores eram poucos tinham de suportar muitas despesas.
 
A festa começa com a bênção dos pães. No ofertório os mordomos levam o seu saco de pão ao altar, como símbolo de oferta.
 
No fim da missa, todas as pessoas se reúnem no adro da Igreja e, ao soar a terceira badalada começa a distribuição dos merendeiros, nas três saídas do adro da Igreja.
 
Os pães benzidos e distribuídos não são para comer, são para serem guardados, estes duram sem apanhar bolor até ao ano seguinte da Festa!
 
Para a semana há mais livros para oferecer.