SAP DE MAFRA com variações

Santa Casa Da Venda do Pinheiro assegura o Serviço de atendimento Complementar de Mafra

Do Site do SNS retiramos esta informação:

A partir de abril, o funcionamento do serviço de Atendimento Complementar (AC) de Mafra vai ser assegurado pela Santa Casa da Misericórdia de Venda do Pinheiro (SCMVP). A decisão prende-se com o reforço da cooperação entre a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e o setor social, seguindo o exemplo de outras parcerias já existentes na região, nesta área de cuidados.

ACORDO ASSINADO DIA 2 DE MARÇO

O acordo de cooperação entre a ARSLVT e a SCMVP foi assinado a 2 de Março e visa obter uma resposta ainda mais eficaz a um serviço que funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano, usufruindo da credibilidade e estabilidade que as Misericórdias oferecem. Com este acordo a ARSLVT pretende promover o acesso e a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde, fatores que contribuem decisivamente para o aumento da satisfação das pessoas e para a obtenção de ganhos em saúde.

Recorde-se que o atendimento clínico no AC de Mafra está, desde Novembro passado, a ser assegurado em todos os turnos por médicos de uma empresa contratada em regime de prestação de serviços, solução transitória até à entrada em vigor do acordo de cooperação agora firmado (i.e. abril.) Anteriormente, os horários noturnos, aos fins-de-semana e feriados eram realizados por médicos do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Sul, com recurso a horas extraordinárias e com grande sobrecarga desses profissionais.

O AC de Mafra funciona nas instalações que também alojam a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Mafra Norte (sito na Rua Dr. Domingos Machado Pereira, 9B, em Mafra) e primariamente dá resposta aos cerca de 82.500 habitantes do concelho.

Os AC destinam-se ao atendimento de situações de doença aguda, podendo dar resposta a pessoas sem médico de família atribuído ou a utentes cujo médico de família não se encontre disponível.

Aguardamos para mais desenvolvimento na edição em papel de outras novidades da parte da SCMVP tanto mais que a sua provedora é médica experiente num Hospital de Torres Vedras.