Ribeira d’ilhas ao rubro com ondas de 2,5 metros

Com a presença de um elenco de surfistas de luxo, presenças habituais nas mais variadas provas internacionais, entre os 113 Atletas inscritos nesta etapa, decorreu este fim de semana, com organização do Ericeira Surf Clube, a Etapa “Allianz Ericeira Billabong 2015”, 3ª Etapa do Circuito Regional de Surf do Centro e 1ª Etapa do Circuito Intersócios do ESC.
No sábado, com condições ideais para as categorias mais jovens, em que as ondas oscilaram entre 1 e 1,5m, vento offshore durante a manhã, realizaram-se todas as eliminatórias destas categorias deixando as finais para Domingo.
No Domingo, tal como se previa as ondas aumentaram significativamente de tamanho, com forte ofshore durante parte do dia, com alguns sets a chegarem aos 2,5/3m, o que provocou a mudança das finais sub 12, sub 14 e sub 16 feminina para a Praia do Sul.
Foi com estas condições que a grande maioria dos atletas mais experientes proporcionou um grande espetáculo. Um espetáculo digno da mais emblemática praia do Surf Português.
No Open, o nível de surf apresentado foi de categoria internacional. Alex Botelho impôs o seu surf e venceu a etapa. O Atleta local Luís Eyre (ESC) ficou na segunda posição, enquanto Marlon Lipke e Gony Zubizarreta (ESC) ocuparam os 3º e 4º lugares respetivamente. Na categoria feminina, Keshia Eyre (ESC) seguiu o exemplo de Alex e repetiu a vitória de 2014, voltando a deixar Kathleen Barrigão em 2º. Rita Jorge, Camila Costa e Claudia Contreiras (ESC) ocuparam os 3ª, 4ª e 5ª lugares, respectivamente.

Nas categorias onde competiram os surfistas mais novos, José Maria Ribeiro venceu as categorias sub 12 e sub 14, Camila Costa os sub 16 Fem, Dylan Groen foi o vencedor nos sub-16, Katlheen Barrigão os sub 18 Fem e Pedro Rua (ESC) os sub 18.
Grande destaque para os Atletas, Pedro Rua e Keshia Eyre que venceram as suas categorias e para a final sub 18 composta unicamente por atletas do ESC.
Esta etapa contou os seguintes apoios: Allianz, Billabong, Ericeira Surf & Skate, Boardculture, Activity Surf Center, Jobsite, Lapoint Surfcamps; Semente, Dakine, FCS, Tiago Pires Surf School, Caixa de Crédito Agrícola de Mafra, Selectcity, Washstation; Restaurantes Tiktapas, Tiktak, Prim, Toca do Caboz, Pizaria Pão de Alho, Ribeira d’Ilhas – Surf Restaurant & Bar e Drop Hot Dog, com os apoios institucionais da Câmara Municipal de Mafra, da Junta de Freguesia da Ericeira, dos Bombeiros Voluntários da Ericeira, do Ericeira Camping, Federação Portuguesa de Surf e da Internacional Conta.
A Surftotal, Surf Portugal, O Carrilhão, O Ericeira e RCM, são os media partners do circuito.
Próxima etapa, 9 e 10 de Maio, na Nazaré.