RAIA – DO ESTENDAL PARA O PRATO

 

RAIA – Um peixe rei na mesa da Ericeira

 

Terminado que foi o 3.º Festival internacional do Ouriço-do-mar, com assinalável sucesso de 31 Março a 9 Abril, a Ericeira recebe, no próximo fim-de-semana – 22 a 23 Abril – uma Mostra gastronómica dedicada à raia.

A raia é um peixe muito apreciado na Ericeira e continua a fazer parte dos saberes e sabores da vila.

A raia seca tal como bacalhau pode ser confeccionada de Mil e uma maneira.

 Depois de amanhada, e bem lavada, a raia é colocada em estendais da roupa para ir secando ao sol, como se fosse roupa lavada.

É na verdade um peixe que tem o seu top no chamado Pitéu de Raia (com ervilhas ) e na Raia Seca à Lagareiro , verdadeiros ícones da cozinha local.

No âmbito do plano de divulgação dos produtos endógenos do seu território, a Câmara Municipal de Mafra organiza cinco Mostras gastronómicas:

 Raia (22 e 23 Abril), Polvo (13 e 14 de Maio) integrada no Festival do Polvo em mais de 35 restaurantes locais, de 12 a 21 de Maio, Mexilhão (27 e 28 de Maio), Cavala (10 e 11 de Junho) e Percebes (24 e 25 de Junho).

Conceituados chefes de cozinha e alguns restaurantes assinalados vão apresentar novas propostas com os produtos referidos, incluindo-as nas suas ementas.

Vão também haver demonstrações culinárias, nos sábados e domingos programados, a partir das 16 horas no piso térreo do Mercado Municipal da Ericeira.

Alguns produtores regionais de vinho de qualidade e cerveja artesanal do concelho de Mafra também estarão presentes, para prova e venda.