Passatempo: Ganhe já este livro!

logo_passatempo

Passatempo: Ganhe já este livro!

O LIVRO DESTA SEMANA

bigEmagreca-Onde-Mais-Precisa_capa

 

“Sempre consegui emagrecer quando queria, mas agora o meu corpo já não reage. E o pior é que está tudo acumulado nas coxas!”“Eu até sou magro nas pernas, mas tenho imensa barriga!”“Sempre que visto as minhas calças favoritas existem umas gorduras que aparecem nos meus flancos. Como é que vou conseguir resolver isto?”

Revê-se em alguma destas situações? Então este livro é para si. O nutricionista Pedro Queiroz revela-lhe as combinações de alimentos que realmente emagrecem e a forma de corrigir as gorduras resistentes às dietas mais rigorosas, estejam elas localizadas no abdómen, nos flancos ou nas coxas.

 

GANHE ESTE LIVRO

 

Temos  1 livro para oferecer a cada um dos 2 primeiros leitores que nos enviarem a resposta correcta à pergunta:

 

-COMO SE CHAMA ESTA CAPELA DA VILA DA ERICEIRA?

 

150_capela-de-santo-antonio

Situa-se numa plataforma sobre a Praia dos Pescadores na Vila da Ericeira, formando o epicentro da progressão urbana da vila. Diz-se ainda hoje que divide o Norte do Sul.
Sobre a história da capela pouco se sabe, sobretudo anteriormente ao sec. XVII. Alguns registos apontam-na como coeva à Paroquial (sec XIV ou XV), não registando vestigios materiais dessa época.

Foi capela da Câmara, próximo do primeiro Paço do Concelho. Sabe-se que em 1609, já era sede das confrarias de Nossa Senhora da Boa Viagem dos Homens do Mar e nela decorriam as suas sessões.. Em 1645, passou a
Era também nesta capela que funcionava a Confraria de Santo António, confraria das raparigas solteiras.
É curioso notar que esta capela tem assim duplo orago, ambos com o mesmo grau de importância.

Capela de modestas proporções não se cingia apenas ao culto, mas também a “farol” assinalando a entrada dos barcos no porto da Praia dos Pescadores, servindo-se para isso do pequeno sino colocado num  nicho na parede do lado poente..

Em 1645 foi forrada a azulejos policromos,custeados pela oferta de um anel de grande valor, formando padrões diversos, dos quais se destaca, sobre o arco triunfal, ainda hoje conservado, um pequeno registo de Nossa Senhora da Boa Viagem com o Menino, rodeado de seis cabeças aladas de anjos, com os monogramas de Cristo, Maria e José e datados de 1634.

A primitiva imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem de maiores proporções, em madeira estofada e policroma, restaurada em 1761, foi vandalizada e lançada ao mar na noite de 22 para 23 de Janeiro de 1912. Desta imagem apenas restou a mão que deu a costa no dia seguinte e que se conserva actualmente no museu da Sta Casa da Misericordia da Ericeira.

O actual edificio é do sec XVII, resulta da ampliação do anterior, e uma das obras ficou registada nas portas da frontaria – 1664. Em 1993, foi sujeita aobras de conservção e restauro da talha, pintura e douramento do retábulo. O coro alto possui um varandim de madeira de postes torneados que se repetem no púlpito lateral da capela.ter a designação …

Existem na capela seis imagens, a de Nossa Senhora da Boa Viagem, ladeada pelas imagens de Sto. António do lado direito e S. Vicente do lado esquerdo, ambas datadas do sec XVIII, de pequenas proporções , em madeira estofada com grande primor e  graciosas, uma outra imagem de Sto. António de maiores proporções já do sex XX,  e na nave em pianhas embutidas na parede,  as imagens de S. Pedro e Sta. Catarina de Alexandria, também do sec XVIII, em madeira estofada. Na sacristia  existe  um arcaz do séc XVII/XVIII e uma imagem de S. Francisco de Assis sem datação certa

Actualmente celebra-se no terceiro fim-de-semana de Agosto as festas em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem padroeira dos pescadores da Ericeira.

-COMO SE CHAMA ESTA CAPELA DA VILA DA ERICEIRA?

Envie a sua resposta para o mail:     jornaloericeira@gmail.com

O prémio será levantado exclusivamente na nossa redacção até 8 dias de ser anunciado. Após essa data não sendo levantado, passará a outro concorrente. Não enviamos pelo correio.

O horário da redacção é das 9h00 até ás 13h00 das 14hoo às 18h00

A ordem de entrada das respostas é indicada pelo próprio Mail e vence, estando correcta, a que chegar primeiro. Publicaremos o nome dos vencedores e o final deste passatempo.

Este passatempo tem a colaboração da editora

index_r1_c2