Jeffrey Swann na Ericeira

Dia 10 de Julho, às 21h30 na Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva na Ericeira, englobado no “Festival de Musica de Mafra Filipe de Sousa”, o 2º concerto, será na Ericeira e conta com Jeffrey Swann.

Quem é Jeffrey Swann?

Jeffrey Swann tem uma notável carreira internacional que o levou a tocar nos Estados Unidos da América, Europa, América Latina e Ásia.

Foi vencedor do Concurso Dino Ciani promovido pelo Teatro alla Scala, em Milão, foi galardoado com a medalha de ouro no concurso Reine Elisabeth, em Bruxelas, e obteve distinção máxima nos concursos Warsaw Chopin, Van Cliburn, Vianna da Motta e Montreal, assim como nas audições dos Young Concert Artists em Nova Iorque.

Do seu vasto e variado repertório constam mais de 60 concertos, a par de trabalhos a solo de Bach a Boulez.

Para além de apresentar palestras e recitais em todo o mundo, Jeffrey Swann tocou com as orquestras sinfónicas de Cincinnati, Pittsburgh, Seattle, Indiana, Dallas, Saint Louis, Phoenix, Houston, Lexington, Baltimore e Minneapolis. Na Europa tocou com as orquestras de Roterdão, de Haia, com a Orquestra Nacional da Bélgica e Orquestra da Rádio Flamenga, da Santa Cecília, La Scala, Maggio Fiorentino (Florença), RAI de Turim e Roma, Südwest Rundfunk, Bayerischer Rundfunk, the Prague, Philharmonic, Radio France de Montpellier e Orquestra Filarmónica da Londres, entre outras.

Tocou com maestros tais como Zdenek Macal, David Robertson, Esa-Pekka Salonen, Marek Janowski, Kazimirz Kord, Myung-Whun Chung, Roberto Abbado, Riccardo Chailly, Daniele Gatti e Leonard Slatkin. Além disso, continua a dar regularmente lições no Festival Wagner em Bayreuth, na Alemanha, e nas Wagner Societies nos Estados Unidos e na Itália. Jeffrey Swann integrou também os júris em muitas competições, sendo a mais recente a Utrecht International Liszt Competition.

Natural do norte da Arizona, estudou com Alexander Uninsky na Southern Methodist University e com Beveridge Webster e Adele Marcus na The Juilliard School, onde obteve os graus de B.M., M.M. e D.M.A.

Jeffrey Swann pode ser ouvido nas gravações da Ars Polona, Deutsche-Grammophon, RCA-Italy, Replica, Fonit-Cetra, Music & Arts e Agorá. Ganhou o Liszt Society’s Grand Prix com o seu CD “The Virtuoso Liszt” (Music & Arts) e o primeiro volume das Sonatas completas de Beethoven (Agorá) foi eleito como um dos “Best of the Year” pela revista Fanfare. O seu último lançamento traz obras para piano e orquestra de Chopin, com o Haydn Orchestra de Bolzano.

Jeffrey Swann é diretor artístico do Dino Ciani Festival & Academy em Cortina d’Ampezzo, Itália, desde 2007; Adel Artist-in-Residence da Northern Arizona University, desde 2008; Professor de piano na New York University, desde 2010, e diretor artístico da série de concertos da Scuola Normale Superiore Concert Series de Pisa, desde 2012.