II FESTIVAL INTERNACIONAL DE ÓRGÃO DE MAFRA

Com inicio já amanhã dia 14 e até 22 de abril, na Basílica de Mafra e nas igrejas que possuem órgãos históricos (Gradil, Ericeira, Livramento e Encarnação).

A entrada é gratuita.

Símbolo da cultura organística de excelência em Portugal, o Concelho de Mafra possui um património único no mundo. Com o intuito de o divulgar, a Câmara Municipal organiza o II Festival Internacional de Órgão de Mafra.

A intensa atividade organeira, que decorreu no século XIX, estendeu se dos seis instrumentos da Basílica de Mafra a outras localidades, pelo que a iniciativa decorre, também, nessas igrejas. Os programas incluirão artistas portugueses e estrangeiros e apresentarão o órgão enquanto solista e instrumento acompanhador.

O festival começa com a atuação do espanhol Juan María Pedrero, na Igreja de São Silvestre do Gradil, no dia 14 de abril, às 21h30, seguindo-se no dia 15 de abril, um Concerto de Violoncelo e Órgão na Igreja de S. Pedro da Ericeira, às 17h30, com Diana Vinagre e João Vaz.

No segundo fim de semana, a música para coro e órgão está a cargo do Ensemble S. Tomás de Aquino e de André Ferreira, no dia 20 de abril, às 21h30, na Igreja de Nossa Sra. do Livramento. A 21 de abril, às 21h30, a Igreja de Nossa Sra. da Encarnação abre portas ao italiano Enrico Zanovello que tocará no órgão histórico.

O concerto de encerramento será protagonizado pelo Coro Gregoriano de Lisboa, acompanhado do organista Sérgio Silva, na Basílica de Mafra, no dia 22 de abril, às 21h30.

Informações pelo telef.: 261 817 170