GEOCACHING, HISTÓRIA E NATUREZA

 

Praticantes de Geocaching vão limpar um Forte centenário.

Venda do Pinheiro, Mafra, 12 de Setembro 2015– Nesta data, entre as 09:00 e as 17:00 realiza um evento de Geocaching,

um CITO (Cache In Trash Out), um evento de Geocaching com um forte componente ambiental. São esperadas algumas dezenas de praticantes que irão ajudar a limpar o Forte da Quinta dos Estrangeiros, este é um forte pertencente à 2ª linha .O objetivo deste evento será a limpeza do foço do forte e de toda a sua área envolvente de lixo e vegetação, para que o mesmo fique visitável a todos os amantes da história e natureza.

No final do evento será colocada no local uma geocache com a história e fotografias do forte.

Dados sobre o forte em questão:

Obra n.o 70 – Reduto da Quinta do Estrangeiro

Guarnição de Infantaria: 270 homens

Artilharia em Bateria: 4 bocas de fogo calibre 12 e 2 bocas de fogo de calibre 9

Com o evento pretende-se deixar o forte visitável a todos os amantes da história e natureza.

Este evento conta com o apoio da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Venda do Pinheiro e Santo Estêvão das Galés.

Mais informações sobre o evento em www.geocaching.pt

Nuno Veríssimo/ A organização/Tânia Costa

92 905 79 83 | nverissimo@geocaching.pt

92 905 79 84 | tcosta@geocaching.pt

Geocaching Portugal – N38o 55.367 W009o 13.590

Rua do Barronco, Armazém I – 2665-550 Venda do Pinheiro – Mafra | www.geocaching.pt – geral@geocaching.pt

Media FAQs

Resumo do Geocaching

O Geocaching é uma atividade outdoor onde os praticantes utilizam o GPS ou aplicações gratuitas para encontrar geocaches (recipientes) que se encontram escondidas por todo o mundo.

Quantos praticantes existem?

Estão registados no Geocaching.com mais de 10 milhões de utilizadores, em Portugal são cerca de 50.000.

Quantas Geocaches existem escondidas?

São mais de 2,5 milhões de geocaches que esperam ser encontradas em mais de 180 países. Portugal tem cerca de 30.000 geocaches escondidas, sendo a capital do Geocaching em Portugal o concelho de Mafra, com mais de 1.400 geocaches disponíveis para os praticantes.

Qual a razão para praticar Geocaching?

As pessoas praticam Geocaching porque é uma forma de explorar o mundo e o local que nos rodeia, com amigos e família e porque é divertidíssimo. O Geocaching é uma atividade que nos faz descobrir o mundo para além do que conhecemos, onde as possibilidades de encontrarmos uma geocache debaixo de um banco de jardim, em monumentos, no campo e quem sabe no fim de um trilho que esteja perto de si neste momento… As possibilidades

Princípios básicos do Geocaching

1. Um geocacher esconde uma geocache, envia-a para publicação no site Geocaching.com e desafia outros a superar o desafio de a encontrar.

2. No minimo, uma geocache contem um recipiente e um livro de registos para que os geocachers assinem. Depois de a encontrar e assinarem o livro de registos, o geocacher deve registar a sua aventura online, no site Geocaching.com ou através da Geocaching APP, dessa forma receberá um sorriso digital como recompensa.

3. Algumas geocaches podem conter pequenos objetos para troca. Se um geocacher tirar algo da geocache, deverá deixa algo do mesmo valor ou superior.

4. As geocaches são colocadas exactamente onde foi encontrada, para que outros geocachers a possam encontrar. As geocaches nunca estão enterradas.

 

Quem são os Geocachers?

Os Geocachers partilham entre si o espirito do explorador e alegria da descoberta. Os Geocachers habitam em quase todos os países. Os Geocachers são famílias com crianças, avós, “geeks” tecnológicos, fotógrafos, caminheiros – qualquer um pode ser um Geocacher. O Geocaching oferece um grande leque de oportunidade de descoberta, porque em parte existe uma relação próxima entre a localização da Geocache e a imaginação de quem a escondeu…

Onde podem ser encontradas as Geocaches?

As Geocaches podem estar escondidas em florestas, parques ou locais urbanos – resumindo em qualquer local que imaginemos. É habitual que as geocaches estejam escondidas junto a locais istóricos ou de interesse. Grande parte da população portuguesa vive a escassos metros de uma geocache. Cada Geocache, tem uma página própria onde para além de informação sobre o local tem também os graus de dificuldade e de terreno (sendo 1 o mais fácil e o 5 o mais difícil) para ajudar os geocachers a escolherem a aventura adequada para eles.

Como se pronuncia Geocaching?

Deve ser pronunciado da seguinte forma Geo-cashing.

Qual o significado da palavra Geocaching?

A palavra “Geocaching” foi escrita e pronunciada pela primeira vez em 2000. A palavra foi criada através da combinação da expressão GEO (geografia) e a expressão CACHING (processo de armazenar ou esconder materiais). Em 2012 a palavra Geocaching foi adicionada como palavra official ao dicionário de Merriam-Webster e em 2014 a palavra “Geocache” foi adicionada ao dicionário oficial do Scrabble.