ERICEIRA:III ENCONTRO INTERGERACIONAL

 

O Comando Territorial de Lisboa da GNR, através da Secção de Programas Especiais de Mafra, realizou, dia 28 de julho de 2015, o III Encontro Intergeracional na Ericeira.Foi objetivo deste evento o estreitar de laços entre crianças e idosos na tentativa de estimular experiências entre gerações fora do contexto familiar, rompendo com o isolamento social/geográfico do idoso, proporcionando o necessário sentimento de segurança e proximidade.

Este projeto foi organizado numa parceria entre a Guarda Nacional Republicana e várias entidades locais, entre elas a Câmara Municipal de Mafra, Junta de Freguesia da Ericeira, Centro social da Ericeira, Santa Casa da Misericórdia da Ericeira e Bombeiros Voluntários da Ericeira e ainda com apoio dos comerciantes de restaurantes e cafés da vila da Ericeira.

Estiveram presentes o presidente da CMM Helder Silva e o presidente da Junta de Freguesia da Ericeira, Filipe Abreu além do Cónego Armindo Garcia e corpo directivo da Santa Casa da Misericórdia da Ericeira.

As crianças puderam tomar contacto com os veículos, motociclos e outros meios da GNR, compreender os sinais e regras de trânsito elementares e a importância da utilização da cadeira nos automóveis. Enquanto isto, aos seniores foi dado a conhecer alguns cuidados a ter com a sua segurança, quer na sua habitação quer na rua, prevenindo a criminalidade de que são alvo, tais como furtos, roubos, burlas e contos do vigário. Foi ainda possível a confraternização, entre todos os participantes, através de um almoço típico e um espectáculo de música tradicional.

O Comando Territorial de Lisboa da GNR, reforça a sua aposta neste tipo de iniciativas, que tem como objetivo principal unir duas gerações, “netos” e “avós” sendo que às crianças, quanto mais cedo forem sensibilizadas para a problemática do isolamento e solidão dos idosos e criminalidade que daí poderá advir, maior será a probabilidade de que no futuro próximo se criem cidadãos mais sensíveis e conscientes, com vontade de agir contra a indiferença que se faz sentir actualmente relativamente aos problemas do isolamento dos nossos Idosos.