Ericeira consagra os primeiros Campeões de 2015

Luís Eyre, Keshia Eyre e Henrique Pyrrait sagraram-se este domingo, dia 25 de Outubro campeões Open, Feminino e Sub 18, respectivamente, na 3ª e última etapa do Circuito Allianz Ericeira Billabong 2015, na modalidade de Surf.

Numa etapa com cerca de 90 inscritos distribuidos pelas categorias sub 12, 14, 16 e 18, Feminino, Open e Masters estava inicialmente prevista realizar-se sábado e domingo. Devido às inesperadas previsões de fortes chuvadas optou a organização por não realizar as categorias sub 12, sub 14 e sub 16, ficando agendadas realizarem-se no próximo domingo, dia 1 de Novembro, caso as condições o permitam.  

A manhã do longo domingo competitivo iniciou-se com a categoria Open, seguido dos Sub 18, Masters e Feminino. Com as condições de Ribeira d’Ilhas “Clássico” ao longo de todo o dia desde cedo se percebeu que a luta pela etapa, e pelos titulos de 2015, iria ser bastante dura e renhida exigindo de todos os atletas um enorme esforço físico e mental.

Na categoria Masters, com alguns dos atletas a prescindirem de competir na categoria Open para assim guardarem forças na intensa disputa final, o Gonçalo Dias voltou a vencer deixando desta vez o André S. de Almeida em 2º, o Rodrigo Ruívo em 3º e o Hugo Santos em 4º. Após a realização de 2 etapas nesta categoria lidera o Gonçalo Dias, seguindo-se o Rodrigo Ruívo, André S. de Almeida e Hugo Santos, 2º, 3º e 4º, respectivamente.

Na categoria Feminina a Keshia Eyre provou um vez mais todo o seu talento e experiência competitiva, vencendo a etapa, deixando a Pipa Tavares em 2º, em 3º a Leonor Fragoso (que partiu o leash e viu-se obrigada a um enorme esforço fisíco a indo a nadar até terra para trocar de prancha) e 4º a Emilie Utterup.

Nos Sub 18, após uma muito intensa e disputada final, desta vez a vitória sorriu ao Henrique “Neko” Pyrrait que aliado o seu elevado conhecimento das ondas de Ribeira d’Ilhas fez uma excelente escolha de ondas disferindo pontentes manobras de back-side ao longo de toda a etapa, culminando com a vitória final. Em 2º, a poucas décimas, ficou o Tiago Santos, em 3º Gonçalo Fragoso. Em 4º, o Campeão de 2014 e recém chegado do ISA WJS Championship, Arran Strong .

Na categoria Open, as expectativas de ver em acção a maioria dos melhores surfistas do Ericeira Surf Clube foram francamente suplantadas. Repetindo as excelentes prestações ao longo deste circuito Luís Eyre venceu esta final contra o várias vezes vencedor deste circuito, Filipe Valadão, sempre muito competitivo e surpreendente, que onda após onda consegue impor todo o seu talento que se ficou pelo 2º lugar. Em 3º ficou o Henrique “Neko” Pyrrait em excelente forma física a competir em 2 categorias. Em 4º ficou o regressado João Pinheiro que após alguns anos afastado das competições demonstrou todo o seu talento e determinação ao longo de todo o campeonato..

Rankings Finais 2015

Open

Luís Eyre
Henrique Pyrrait
Filipe Valadão
Pedro Rua

Sub 18

Henrique Pyrrait
Pedro Rua
Gonçalo Fragoso
Tiago Santos

Feminino

Keshia Eyre
Kathleen Barrigão
Filipa Tavares
Leonor Fragoso

 

Este Circuito Allianz Ericeira Billabong 2015 é organizado pelo Ericeira Surf Clube, conta como Sponsors a Allianz, a Billabong. Como Premium Partners a Ericeira Surf & Skate, Ericeira Camping, Boardculture, Activity Surf Center, Jobsite, Lapoint Surfcamps, Semente, Dakine, FCS, Tiago Pires Surf School, Caixa de Crédito Agrícola de Mafra, Selectcity, Washstation, São Pedro – Boards Company e Ribeira d’Ilhas – Surf Restaurant & Bar como Partners os Restaurantes Tiktapas, Tiktak, Prim, Toca do Caboz, Pizaria Pão de Alho, e Drop Hot Dog, com os Apoios Institucionais da Câmara Municipal de Mafra, da Junta de Freguesia da Ericeira, dos Bombeiros Voluntários da Ericeira, Federação Portuguesa de Surf e da Internacional Conta. A Surftotal, Surf Portugal, O Carrilhão, O Ericeira e RCM,  são os Media Partners do circuito.

Agradecimento aos fotógrafos Álvaro Fr, Infinity Pocean pela cedência de fotografias e ao Pais Jorge Santos e José Maria Pyrrait pela cedência de imagens.

Agradecimento também a todos os atletas, familiares, treinadores e staff presentes.