ENCARNAÇÃO LEVA Sª DA NAZARÉ AO SITIO DA NAZARÉ

Os fiéis da freguesia da Encarnação acompanham a imagem peregrina de Nª Sª da Nazaré até ao Sítio da Nazaré no dia 13 de Setembro.

A partida é às 07h30 com passagem por Torres Vedras, A8 , até ao “nó” de saída para a Nazaré, seguindo até ao Santuário, onde a chegada do séquito está prevista para as 10h30 , onde , posteriormente, serão cantadas as seguintes loas:

O Círio da Encarnação ;  Desejando esta visita ; A este Santuário Sagrado ; Quando D. Fuas aflito ; Santuário da Pederneira;   Vos traz paz e alegria  ; Novamente a podeis ver; Vimos cumprir a tradição ; Pela Senhora gritou; No cimo do Monte Seano; Esta é a saudação;         É para nós grande dita ; Trazendo o fruto amado ;  Ela escutou o seu grito; Dedicado à padroeira;  Desejada pela freguesia; A Senhora vos trazer; Que nos trouxe a salvação; Do precipício o salvou;  Cercado pelo Oceano; Vos traz paz e alegria; Esta é a saudação; Desejada pela freguesia.

 

Desejando esta visita

Novamente a podeis ver;

É para nós tão grande dita

A Senhora vos trazer.

 

A este Santuário Sagrado

Vimos cumprir a tradição;

Trazendo o fruto amado

Que nos trouxe a salvação.

 

Quando D.Fuas aflito

Pela Senhora gritou;

Ela escutou o seu grito

Do precipício o salvou.

 

Santuário da Pederneira

No cimo do Monte Seano;

Dedicado à padroeira

Cercado pelo oceano.

 

Este Sítio venerado

O piso a primeira vez;

Por ser lugar sagrado

Agradeço a quem o fez.

Ás 11 horas inicia-se a celebração da missa, seguindo-se a procissão. Às 14,30 horas haverá a cerimónia de despedida, novamente com o canto das loas, donde se destaca o seguinte:

“Deste local sagrado Agradecemos a humildade

Nos despedimos com fé; E também vossa alegria;

Do lugar abençoado  Vos desejamos felicidade

Da Virgem de Nazaré   Até voltarmos um dia.”

Após as cerimónias de despedida, inicia-se o regresso do ” Círio da Prata Grande ” à Encarnação, com a tradicional paragem em São Mamede da Roliça.

Dia 19 de Setembro, último dia da estadia da imagem de NOSSA SENHORA DA NAZARÉ na freguesia da Encarnação, donde seguirá nesse mesmo dia para a freguesia de S.Pedro da Cadeira. O Círio da Encarnação

Compilação de Sch. BAPTISTA  SIMÕES