Ambiente Cultura

ECONOMIA DO MAR EM DEBATE NA ERICEIRA

Como ponto de partida primeiro e contribuindo para uma maior dinamização da Economia Azul, realizou-se, hoje  dia 20 de fevereiro, a partir das 14h00, o encontro científico “Visibilidade, Comunicação, Imagem, História Marítima, Artes e Letras”, na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira, organizado pelo grupo de trabalho EcoMar XXI e pela Câmara Municipal de Mafra, em colaboração com a Universidade Europeia.  De manhã, e desde logo, com outros convidados houve até ao almoço quase em Maratona mais exposição de temas como já publicámos na Ericeira .

O evento promoveu a reflexão e a partilha de experiências em áreas como Conhecimento, identidade, História Marítima, Artes e Letras, Comunicação, Imagem e Marca, bem como sobre a relação entre o mar e comunicação (com apresentação de estudos de caso), assim como o papel da Economia Azul no contexto estratégico da orla costeira Alcobaça-Sintra.

O encontro integra-se na iniciativa “Economia do Mar – Por Rumos a Navegar”, tomando como ponto de partida o tema Hypercluster do mar (Ernâni Lopes, 2009), promovendo vários encontros além deste, para reflexão, tendo por base os eixos estratégicos apresentados na obra.

Tendo por objectivo contribuir para uma estratégia holística e sustentável para dinamizar a economia do Mar, em Portugal, os conteúdos produzidos nas várias sessões de trabalho, relativas aos eixos estratégicos serão operacionalizados, resultando num relatório final com as conclusões e recomendações de cada encontro.