DIA 21 às 16h30- SOLSTICIO DE VERÃO

Com temperaturas já quentinhas amanhã vamos ter o Solstício de Verão, e nada melhor do que aproveitar o Arraial da Banda da Ericeira para comemorar com alegria.

 

Trata-se de um fenômeno da astronomia que marca o início do Verão. É o instante em que o hemisfério Sul está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol.

O termo solstício tem a sua origem no latim solstitiusque significa “ponto onde a trajetória do sol aparenta não se deslocar”. Consiste em sol + sistere que significa “parado”.

 

No solstício de Verão ocorre o dia mais longo do ano e consequentemente a noite mais curta do ano, em termos de iluminação por parte do Sol.

No hemisfério norte o solstício de verão ocorre por volta do dia 21 de junho e o solstício de inverno por volta do dia 21 de dezembro. Estas datas marcam o início das respectivas estações do ano neste hemisfério. Já no hemisfério sul, o fenómeno é simétrico: o solstício de verão ocorre em dezembro e o solstício de inverno ocorre em junho.

Os momentos exactos dos solstícios, que também marcam as mudanças de estação, são obtidos por cálculos de astronomia Este ano de 2015- será no dia 21 às 16h30.

O solstício acontece graças aos fenómenos de rotação e translação do planeta Terra, pois graças a eles a luz solar é distribuída de forma desigual entre os dois hemisférios. O solstício de Inverno significa que a luz do sol não incide com tanto fulgor no hemisfério em questão. São fenómenos opostos dependendo do hemisfério em que um determinado país se encontra.

Por esse motivo, quando é Inverno no Brasil (hemisfério sul), é Verão em Portugal (hemisfério norte).