Geral

“Conversas Pequenas sobre Coisas Grandes”

O Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena (AEPAL), no seu EIXO E – Educação de adultos, revela que um dos factores a potenciar na sua execução é o envolvimento/acompanhamento dos Encarregados de Educação na vida escolar dos seus educandos.

O mesmo eixo define que contribuir para o desenvolvimento pessoal e, por extensão, profissional, dos profissionais de educação dos vários níveis de ensino, desde o pré-escolar, ao secundário e, simultaneamente de todos os outros profissionais, dos dirigentes aos assistentes operacionais e técnicos, passando pelos técnicos especializados de apoio à inclusão e chegando também às famílias dos alunos, capacitando pais e cuidadores, é um objetivo fundamental do AEPAL.

A formação e informação acompanhada, facilitadora de competências básicas que ajudem na procura de soluções inovadoras e criativas de educação formal e não formal e de estratégias de motivação dos alunos e de envolvimento das famílias, promovem o desenvolvimento das “soft skills”; (comunicação e relações interpessoais, atenção a si próprio e aos outros, aprender a filtrar as distrações e flexibilidade cognitiva) que são fundamentais para que todos os profissionais de educação e todos os adultos envolvidos numa comunidade educativa consigam uma maior eficácia na resposta aos desafios atuais.

Assim, e considerando o papel e as atitudes da família e da comunidade na educação e escolaridade das crianças que tornam necessários “canais” e espaços de comunicação e partilha como determinantes no processo de desenvolvimento e aprendizagem de todos os atores implicados (filhos, pais/famílias, docentes, técnicos…), o AEPAL e as Associações de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento desenvolveram o ciclo de conferências “Conversas Pequenas sobre Coisas Grandes” que surge como proposta para responder a estas necessidades.

Pensado como um conjunto de sessões de diálogo partilhado mensal – agendadas para a última semana de cada mês e sempre às 21 horas (e com um máximo de 90 minutos) – com Pais, Encarregados de Educação, Docentes, Famílias e Comunidade em geral, serão dinamizadas por facilitadores que, no âmbito de uma temática específica, dinamizarão sessões eminentemente práticas ou, pelo menos, de reflexão e análise prática sobre os assuntos escolhidos. As sessões terão lugar nos diversos estabelecimentos.