Tempo

Agravamento das condições meteorológicas a partir de hoje

Autoridade Marítima Nacional e Marinha, alertam para agravamento das condições meteorológicas a partir do dia de hoje até às 18h de dia 4 de Novembro, quarta-feira.

Todas as regiões da costa ocidental portuguesa estão esta terça-feira sob aviso amarelo da meteorologia, devido à agitação marítima, com ondas de noroeste que vão aumentar gradualmente para 4 a 5 metros.

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha já divulgaram um comunicado, alertando que «a previsão do vento e do estado do mar indica um agravamento considerável das condições meteorológicas e da agitação marítima em Portugal Continental»

Tendo em conta esse agravamento, recomenda-se a toda a comunidade marítima e à população em geral um estado de vigilância permanente no mar e nas zonas costeiras.

É recomendado  que se mantenha a vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas e o reforço das amarrações. Os passeios junto ao mar, de onde se destacam os molhes de proteção dos portos, tal como os passeios junto à orla costeira, nas arribas e nas praias e a prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima devem ser evitados.

Por último, a recomendação é para evitar a pesca lúdica, junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas.

FONTES: Marinha e Autoridade Marítima Nacional