Escolas

5 dicas para aprender melhor à distância

Em virtude do contexto de pandemia, as casas viraram espaço para todas as ocasiões. Como ainda são muitos os alunos a ter aulas a partir de casa, sobretudo no ensino superior ou noutros cursos de instituições especializadas, juntámos cinco estratégias simples, mas cruciais, para se ser mais produtivo e ter um melhor aproveitamento escolar:

  • Planeia a tua rotina diária
    Estipular um horário e objetivos a alcançar ajuda a manter o foco e a motivação ao longo do dia e dá uma sensação de ordem. Assim, deves reservar blocos para praticar os conhecimentos adquiridos nas aulas e para adiantar os projetos de grupo, equilibrando o tempo de estudo com o merecido descanso. Além disso, procura não pegar logo no computador ou noutro dispositivo eletrónico mal acordas, já que vais acabar por passar grande parte do resto do dia à frente de ecrãs.
  • Evita as distrações ao máximo
    É sabido que o ambiente de aprendizagem tem um grande impacto no nível de concentração. Por isso, deves designar uma divisão da casa como a tua sala de aula, onde estejas resguardado/a de barulho e tenhas boa luminosidade. Para contornar a tentação de dispersar online, podes recorrer a uma panóplia de aplicativos que permitem bloquear a atividade de determinados sites e te obrigam a ter mais disciplina.
  • Descobre o teu método de estudo
    Não há uma fórmula mágica que resulte para todos, mas deves esforçar-te por encontrar um método que torne o teu estudo o mais eficaz possível. Uma técnica muito popular é a de Pomodoro, que sugere que, para se ter um bom aproveitamento, se deve cronometrar períodos de cerca de 25 minutos cada, em que se está completamente dedicado/a, intercalados por intervalos de 5 a 10 minutos. Deste modo, maximiza-se a capacidade do cérebro de assimilar nova informação.
  • Utiliza ferramentas colaborativas
    Privilegia a drive para guardar todos os materiais de trabalho para que possas facilmente partilhar e editar ficheiros, trocando impressões em tempo real com colegas. Esta abordagem simula alguma da interação em sala de aula, sendo bastante útil, principalmente para tarefas a realizar em grupo. Dependendo da tua área, poderá fazer sentido investigar mais sobre outras ferramentas colaborativas com aplicações mais específicas.
  • Não te inibas de pedir ajuda
    Sempre que tiveres dúvidas que te estejam a impedir de progredir, não deves guardá-las para ti. Marca uma sessão com colegas ou com o professor e leva as tuas questões sistematizadas. Nada como outros pontos de vista para desfazer interrogações e obstáculos à aprendizagem.

Fonte: Ironhack – Escola Líder de Formação em Tecnologia